PORTES GRÁTIS EM ENCOMENDAS SUPERIORES A 100€
  Blog

Como pedir um orçamento?

Escrito em 14 de junho de 2021

Na hora de nos pedirem um orçamento, a conversa demora um bocadinho a começar a fluir. Não é por má vontade nossa, mas porque com o acumular de tarefas que ambos temos, fica-nos díficil estar a colocar todas as questões necessárias para sermos rápidos a dar-vos a nossa melhor cotação.


 Por isso, decidi criar uma pequena lista daquilo que devem ter em conta quando nos pedem um orçamento. Se, no momento do vosso pedido de orçamento, nos derem o máximo de informações que conseguirem, a nossa resposta vai ser muito mais célere e todo o processo muito menos moroso.

Claro que estamos aqui para vos ajudar a tomar decisões também, e ajudar na escolha do melhor material para a vossa peça. Mas há coisas que são inevitáveis e que sem elas não conseguimos orçamentar.


Vamos lá, sem mais demoras para a nossa lista:

 

1. TIPO DE ARTIGO: Isto pode parecer muito óbvio, mas vocês não têm noção das vezes que recebemos perguntas do género “quanto fica?” ou “qual é o preço?”. Assim, sem mais nada. Sem referência a uma foto, sem uma explicação, nada!

 

 2.  MATERIAL: Nós trabalhamos com várias espessuras de madeira, mas também trabalhamos com acrílico, por exemplo. Percebo que nem sempre sabem qual o material adequado ao que pretendem, mas normalmente sabem se querem madeira, madeira pintada ou acrílico (e dentro dos acrílicos, se o querem cristal, colorido ou espelhado). Esta caracteristica é importante para orçamentarmos, e para vos facilitar a vida estou a criar também ums posts com os diferentes materiais e as suas utilizações, para que vos seja ainda mais fácil decidir.

 

 3.  TAMANHO: Como devem imaginar, uma peça de um metro tem um valor diferente de uma peça de 10 centimetros. Além de utilizar mais matéria prima, se for uma peça gravada vai levar muito mais tempo a gravar, e tempo é dinheiro. Das coisas mais importantes a definir. Pedirem-nos uma frase sem nos dizerem o tamanho é impossível de orçamentar.

 

4.  QUANTIDADE: Imaginemos que estamos a falar de lembranças de casamento e o desenho que vou fazer para vocês é para criar 100 peças iguais. Então, o valor é mais reduzido. Quantas mais peças iguais forem pedidas (atentem no iguais, porque têm que ser mesmo iguais), menor o custo de cada uma. É importante quando pedem lembranças darem logo uma estimativa por baixo da quantidade que vão querer. Depois já sabem que se afinal forem mais, o preço da unidade vai ser mais reduzido.

 

5. COR: Esta característica nem sempre tem influência no preço da peça, mas é importante sabermos o que pretende. No caso dos acrílicos, por exemplo, o espelhado tem um preço bastante diferente do acrílico cristal e vai influenciar o orçamento.

 

 6. PERSONALIZAÇÃO: As peças desenhadas para vocês, de forma personalizada, vão ter um custo associado ao design da peça – o tempo que eu levo a desenhar o “vosso” desenho. Se essa peça não tiver um design que possa ser reutilizado ou que achemos que não é vendável o custo vai ser superior. Por isso, existem peças feitas à venda no site que têm um custo baixo, pois o design está feito e não tem alterações. Não existe tempo associado à personalização.

 

7. DATA: pedidos para datas especificas, como casamentos ou batizados, festas de anos ou natal, devem ser indicadas logo no orçamento. Se eu achar que não tenho agenda para essa data, escusamos de perder tempo de ambas as partes em questões e definições de desenho e preço porque depois eu vou dizer que não posso. Só aceito trabalho que sei que vou conseguir entregar a tempo. Não vale só dizer a data depois de pagar – vocês fazem muitas vezes essa gracinha e eu fico extremamente chateada e com vontade de devolver o dinheiro. Não é justo para as clientes que nos pedem atempadamente e avisam logo da data. 


E pronto, basicamente é isto. É uma lista pequena – são 7 coisinhas importantes que facilitam que tudo corra da melhor maneira. Espero ter ajudado e que da próxima vez que falarem comigo já levem todas as indicações.

Aquele beijo,
Ana