PORTES GRÁTIS EM ENCOMENDAS SUPERIORES A 100€
  Blog

Tudo o que precisas de saber - Tipos de Madeira * Parte I *

Escrito em 19 de junho de 2021

Tudo o que precisas de saber - Tipos de Madeira * Parte I  *

Como sabes, existem diversos tipos de madeira, mas nós usamos apenas alguns tipos, por serem mais adequados às peças que produzimos e à forma como o fazemos.

Com este guia, que vamos dividir em várias partes, pretendemos facilitar-te todas as decisões relativas ao tipo de madeira ideal para a peça que pretendes.


Hoje vou falar-te da madeira que mais usamos nas nossas peças e provavelmente a nossa favorita:

a MADEIRA DE CHOUPO.

 

Caracterizada por ser de um tom esbranquiçado ou castanho muito claro é ideal para as nossas peças decorativas. Trata-se de uma madeira leve, fácil de manejar e de superfície uniforme e muito resistente. A sua baixa densidade torna-a perfeita para a utilização na nossa máquina de corte.

As placas de choupo exitem em diversas espessuras, no entanto nós trabalhamos com 4mm, 5mm e 10mm.

 

Se o que pretendes é colocar a peça na parede, esta é a tua madeira. Utilizada para peças em cor natural, embora também possa ser pintada, colam-se facilmente com aplicação de bostik na parte de trás da peça.

Outra das utilizações de referência para esta madeira são os topos de bolo. Por ser uma madeira resistente, conseguimos fazer peças delicadas, em tom natural ou pintadas, que ficam lindamente nos bolos.

Também é este tipo de madeira que utilizamos para a gravação de fotos ou mensagens. Na nossa opinião, é a madeira que mais bonita fica com a gravação de fotografias ou frases, como os postais que foram um sucesso no dia dos namorados, do pai e da mãe. Também as nossas placas evolutivas ficam amorosas.

De referir que, como qualquer madeira cortada na nossa máquina, a madeira de choupo fica com as bordas queimadas. Nós usamos o corte a laser, o que significa que as bordas ficam mais escuras que a restante madeira, variando de espessura para espessura.

Peças em choupo natural ficam muito bonitas, quer se pretendam com o ar mais rústico ou com o ar mais esbranquiçado. Tudo vai depender do vosso gosto, e isto é uma das coisas que nos podem indicar quando nos fazem uma encomenda. Por exemplo, se querem um topo de bolo em madeira natural, mas querem que ele fique com um ar clarinho sem o tom mais alaranjado da madeira queimada (na parte frontal) podem dizer-nos que nós damos uma lixadela para que fique mais a vosso gosto.

Gostamos de deixar cada peça ao vosso gosto, por isso, é importante dizerem-nos o que gostam. Claro que vamos estar sempre aqui para ajudar-te e principalmente aconselhar-te.


Esperamos com este post ajudar-te a escolher o material, mas também a perceber quais as limitações do mesmo. As melhores escolhas são as que fazemos informados.

Em breve, trago-te mais materiais para ficares a saber tudo ;)

 

Aquele beijo,

Ana