PORTES GRÁTIS EM ENCOMENDAS SUPERIORES A 100€
  Blog

Tudo o que precisas de saber - Tipos de Madeira * Parte III *

Escrito em 08 de julho de 2021

Tudo o que precisas de saber - Tipos de Madeira * Parte III  *

Este é o último post sobre madeiras - pelo menos para já. E para finalizar em grande, vamos abordar outros tipos de madeira que também usamos nos nossos trabalhos, mas vou tentar fazê-lo dando exemplos práticos, para que seja de fácil compreensão. 


  

Quando nos pedem peças para pousar, como os nomes ou os corações das educadoras utilizamos PINHO. Usamos uma espessura de 16mm para ter suporte suficiente para não cair e tanto podemos usar pintado como no tom natural. Outro exemplo da utilização deste material é o nosso presépio dos fofinhos.

Na sua cor natural, a madeira tem nós que não podemos disfarçar, mas não é essa a beleza da madeira natural? Nós somos fãs das peças em pinho.

De relembrar, como vos falei nos outros posts (se não leste ainda, lê aqui e aqui), também o pinho fica queimado à volta.

Cada vez mais, a madeira está a entrar na decoração e estas peças em pinho combinam perfeitamente com o ambiente.

 

 

 

Outro material que usamos é a BALSA. O único propósito, para nós, deste material são os marcadores de livros. Usamos uma espessura bem fininha de 2mm para que os marcadores fiquem quase como uma folha de papel, e possam ser usados dentro dos livros sem o risco de os estragarem. No entanto, por ser bastante maleavel acaba por se tornar também relativamente frágil e deve ser manuseada com cuidado.

 

Não é um material que tenhamos sempre, e por vezes, temos até dificuldade em arranjar, o que nos impossibilita de ter marcadores de livros sempre.

 

 

 

Por último, vou falar-vos de troncos de madeira. Sabem aqueles troncos que usam, por exemplo, para a lareira? Pois é, nós também usamos troncos de árvores para trabalhar.

 

As lembranças em rodelas de árvore ou os porta alianças são muito pedidos por darem aquele ar mais rústico e natural. Nós cortamos cada uma das rodelas, lixamos e preparamos para a gravação, uma a uma. É um trabalho demorado mas que transforma um tronco de árvore em peças brutais e que ficam mesmo bonitas. Temos um vídeo no instagram que mostra um bocadinho do processo, se tiveres curiosidade.

 

Quando aos troncos, como é normal, a casca pode sair nalguns. Como é tudo natural, é impossível controlar isso, mas tentamos sempre que estejam quase perfeitos.

 


Espero que tenham gostado e que este tipo de post sobre materiais e formas de trabalhar também seja importante para vocês perceberem que, enquanto marca, temos cuidado na escolha dos materiais. As nossas peças são desenhadas e produzidas por nós, na sua grande maioria. Não "encomendamos" peças a outros países para vender como nossas. Temos mesmo cuidado em escolher o melhor material para cada tipo de trabalho e estamos constantemente a tentar aprender sobre outros materiais que possam ser trabalhados pelas nossas ferramentas de trabalho.

Nos próximos posts, vou falar-vos de materiais que usamos mas que não são madeira. Estejam atentos.

 

Aquele beijo,

Ana